Pesquisar este blog

FOTOS DOS TRABALHOS SOCIAIS DE LEON LOPES

SINDERN E FENADESP REUNEM DESPACHANTES DE TODO O PAÍS


Valdimeire ,William Araújo, Everton Calamucci,Renato Marques,Helio dos santos,Carlos Luiz 



Por Leon Lopes/Diretor do jornal JRP

Fotos Leon Lopes


O SINDERN - Sindicato dos Despachantes do Rio Grande do Norte e a FENADESP - Federação Nacional dos Despachantes de Trânsito reuniram, em Natal,  dirigentes de sindicatos de despachantes de vários estados brasileiros, além do RN, sendo eles Minas Gerais, Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia. Os colegas de Roraima e Rondônia que estiveram presentes, mas declararam apoio ao encontro  histórico realizado em Natal. O anfitrião do evento, Renato Marques, presidente do Sindern, destacou que foi a primeira vez que o sindicato  reuniu representantes de tantos sindicatos na capital potiguar.
Leon Lopes 1º Tesoureiro do SINDERN


“É com muita satisfação e dedicação que realizamos esse importante evento para a categoria com o intuito de beneficiar todos os despachantes com diretrizes e defesa de direitos. Esse encontro é um marco na nossa administração”, destacou Renato Marques.
O evento começou com uma reunião entre a diretoria do Sindern e o presidente da Fenadesp e também presidente do Sindepar, Everton Calamucci, realizada na sexta-feira, 30 de agosto, no Hotel Enseada Praia do SESC Ponta Negra, em Natal.  O Sindern foi representado pelo presidente,  Francisco Renato de O. Marques Junior; o vice-presidente, Carlos Luiz Ribeiro da Silva; e o 1º secretário e assessor de comunicação, Leon Lopes da Silva. Representaram a FENADESP, além do presidenteEverton Calamucci, o 1° vice-presidente, José Eurípedes Fernandes (MG); o 1° diretor secretário, Hélio dos Santos Martins (RJ); o 1° tesoureiro, Marco dos Santos Júnior (PR); o assessor jurídico e institucional e vice-presidente do Sindepar, William Araújo Roberto (PR); e o assessor técnico, Voldisnei Krisanowsky Barbosa.

Everton Calamucci ,ressaltou  a importância da união de todos os Sindicatos dedespachantes no Brasil

Na ocasião, Everton Calamucci ressaltou que o Código de Trânsito Brasileiro não contempla a atividade exercida pelos despachantes e que um projeto de lei nesse sentido está tramitando na Câmara Federal.  Ele destacou que em alguns estados do país o despachante não precisa de procuração para exercer as atividades e tem acesso ao sistema do Detran, tem permissão para instalação de lacre nos veículos e também para emitir documentação sem presença do proprietário nos escritórios, uma realidade que precisa ser viabilizada no Rio Grande do Norte e nos outros estados.


No evento o Renato Marque prestigia o representante Sr. Peters , Membro honorário do Sindern

Em estados como Rondônia e Roraima  não existe uma cooperativa com competência para desenvolver tais atividades.  No Rio de Janeiro, assuntos referentes a vistorias, colocação de placas e lacres e outros serviços são realizados pelos despachantes credenciados, de acordo com lei estadual criada com esse fim. Na região Nordeste, somente no Maranhão houve a criação de uma lei semelhante, que foi revogada, mas está em votação novamente e o presidente do sindicato está trabalhando em prol dos despachantes.

Hélio dos Santos Martins,Renato Marques , Everton Calamucci

Durante a reunião, o presidente do Sindern, Renato Marques, ressaltou ainda a  importância da Fenadesp e da união de todos os sindicatos no Brasil para fortalecer a categoria e assegurar direitos para os despachantes.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------


SINDERN VISITA CATEGORIA EM CIDADES DO RN



A diretoria do Sindern - Sindicato dos Despachantes do   Rio Grande do Norte iniciou, na manhã do dia  21 de agosto, uma série de visitas aos membros da categoria em diversas regiões do Estado. O objetivo é avaliar as atividades desenvolvidas no primeiro semestre do ano e ao mesmo tempo incentivar novas filiações. A comitiva formada pelo presidente - Renato Marques, o vice – Irmão Carlos e o assessor de comunicação – Leon Lopes passou por três cidades.


 Renato em palestra em Currais Novos/RN


Diretores e Despachantes em Currais Novos/RN


Karla Maciel e Renato Marques


 Renato Marques, Karla Maciel, Leon Lopes


Vice-Presidente do Sindern ,Irmão Carlos


Irmão Carlos, Renato Marques , Karla Maciel, Leon Lopes

SINDERN VISITA CATEGORIA EM CIDADES DO RN

A primeira visita foi realizada em Currais Novos. Durante o encontro, o presidente do Sindern, Renato Marques,  destacou a necessidade de realizar o mapeamento dos despachantes credenciados junto ao Detran/RN para iniciar o planejamento das atividades nos próximos meses. Além disso, o sindicato visa garantir direitos dos despachantes que atualmente não estão sendo respeitados pelo Departamento Estadual de Trânsito.

A reunião começou com a apresentação da diretoria e cada participante teve a oportunidade de compartilhar as conquistas, lutas e desafios que estão enfrentando na sua atuação profissional e sindical. Renato Marques ouviu atentamente todas as reivindicações, procurando sempre entender o posicionamento dos despachantes da região diante de algumas questões específicas de cada profissional.
Durante a sua explanação, o presidente do Sindern destacou também a lei que será enviada ao legislativo estadual para beneficiar os despachantes e reafirmou o compromisso do Sindern em ajudar a garantir os direitos da categoria. Renato Marques também ressaltou a importância da escolha de um delegado representante de Currais Novos junto à Fenadesp – Federação Nacional dos Despachantes de Trânsito. No final da reunião, a categoria elegeu a sra. Karla Maciel como delegada na cidade. “Eu sou credenciada e sou perseguida e quem não é, como pode trabalhar? Isso é uma grande falta de respeito aos despachantes e também ao usuário que nos contrata para fazer os serviços”, destacou Karla Maciel. Os despachantes presentes, filiados e ainda não filiados, apoiaram a iniciativa da diretoria. 




Renato Marques em palestra em Caicó/RN



Ronaldo,Friedman,Irmão Carlos,Ricardo,Renato ,Wilma




Leon Lopes, Friedman Canuto, Renato Marques em Caicó



Irmão Carlos, Friedman Canuto, Renato Marques Leon Lopes em Caicó


Leon Lopes e Irmão Carlos dando apoio ao Renato na Palestra em Caicó

          
 Friedman Canuto é o delegado de Caicó e Renato Marques

A segunda visita foi realizada em Caicó, onde a reunião foi realizada em uma escola municipal. Renato Marques esclareceu os assuntos e diretrizes para os despachantes presentes e reafirmou o compromisso do Sindern com a categoria. No final, os despachantes elegeram o sr. Friedman Canuto  como delegado do sindicato na cidade de Caicó junto à Fenadesp. “Com união e trabalho conseguiremos melhorias e reconhecimento”, afirmou  Friedman Canuto. O encontro terminou com a filiação de vários despachantes.



Sede dos despachantes em Mossoró


Renato Marques , Haroldo e despachantes


 Despachantes de Mossoró


Renato Marques em palestra em Mossoró



Diretores e despachantes 


Renato Marques e o delegado do sindern eleito em Mossoró ,Christian Vinicius


Diretores e despachantes em Mossoró

A terceira visita foi realizada em Mossoró, onde o sindicato da categoria  tem sede própria, mas precisa do apoio do  Sindern para fortalecer a classe no município. Renato Marques mais uma vez explicou os assuntos e diretrizes para os despachantes  e o compromisso do Sindern com a categoria na cidade mossoroense. No final da reunião, o despachante Chistian Vinicius foi eleito delegado do Sindern junto à Federação. Os presentes relataram que os despachantes de Mossoró credenciados e não credenciados  são atendidos de forma irônica por parte dos funcionários do Detran e constantemente precisam ir à Natal para  resolver assuntos que poderiam ser resolvidos em Mossoró, gerando custos que são pagos pelos usuários.

Na ocasião, o presidente Renato Marques ressaltou a relevância para a categoria da lei que está em análise pelo poder público do Estado do Rio Grande do Norte e, quando aprovada, irá beneficiar todos os despachantes do RN, que terão seus direitos assegurados. Além disso, muitas despesas que são, na maioria das vezes,  pagas pelo despachante e pelo usuário  não serão mais geradas.  “Com a lei aprovada, o despachante vai poder abrir processos e fazer outros serviços que hoje não faz e que são totalmente legais e garantidos pelas leis municipal, estadual e federal e que em outros estados, como SP, RJ, RS, PR e outros, são aplicadas e os despachantes têm seus direitos assegurados, uma realidade que acreditamos ser possível também no Rio Grande do Norte”, finalizou.


Por Leon Lopes/Diretor de jornalismo do Jornal JRP no RN

Fotos Leon Lopes/Irmão Carlos/Renato Marques



-------------------------------------------------------------------------

A comissão de acolhimento da Rede Social ATAP-RN de Parnamirim/RN: receberá pessoas e instituições interessadas em conhecer mais sobre os trabalhos desenvolvidos e integrar a ATAP/RN.


A comissão de acolhimento da Rede Social ATAP-RN de Parnamirim/RN: receberá pessoas e instituições interessadas em conhecer mais sobre os trabalhos desenvolvidos e integrar a ATAP/RN.Para participar basta escrever para E-mail: jcidadern@hotmail.com  , leon-lopes2011@bol.com.br confirmando presença!


Participe! Todos os que se preocupam com o desenvolvimento de Parnamirim, são bem vindos a compor esse grupo!



Participe!

Divulgue!
Compatilhe!

Leon Lopes
Desenvolvimento Social - Rede Social ATAP-RN de Parnamirim:


Associação ATAP-RN de Parnamirim:

Cel. 55 84-88011042
Cel. 55 84-99643633

leon-lopes2011@bol.com.br




Quem somos

A  ATAP-RN, fundada por João Miranda em abril de 2008 e reconhecida pela Lei Nº .1.434/2009 Parnamirim/RN,10/de julho de 2009 com o objetivo de unir pessoas e organizações, além de criar um ambiente propício para a concretização de propostas que favoreçam o desenvolvimento da região. Fomentada pelo Programa  Rede Social ATAP-RN de Parnamirim:, articula atores sociais locais para a elaboração e implementação de projetos de interesse comum de forma colaborativa. 

Atualmente é constituída por mais de 200 membros, dentre eles representantes do poder público, organizações sociais, empresas privadas e lideranças comunitárias. A iniciativa coletiva é inerente à proposta de trabalho em Rede, cujo maior ganho é a formação de capital social, retratado na capacidade de seus membros se articularem, respeitando o consenso, valorizando a diversidade de experiências e contribuindo com a transformação social, econômica e ambiental local.

Nossas ações são pautadas por conceitos de sustentabilidade porque nos faz sentido caminhar lado a lado e construirmos uma realidade que seja melhor para todos ao mesmo tempo, respeitando cada contexto.


Valorizamos o meio ambiente com responsabilidade e queremos perpetuá-lo para nosso bem-estar e para as gerações que nos sucederão.


Somos muitos (mais de 210 milhões, portanto mais que uma cidade grande) e temos orgulho de quem somos de onde estamos e para onde vamos. Principalmente, temos consciência que a atuação coletiva é a nossa melhor característica porque faz com que sempre superemos nossas expectativas.


MISSÃO, VISÃO E VALORES 


Missão: Promover o diálogo entre os atores sociais de Parnamirim , identificando necessidades, propondo reflexões e encaminhando soluções para as suas demandas, favorecendo o sentimento identitário, bem como o orgulho de pertencimento à região.


Visão: Ser reconhecida pela atuação eficaz na mudança e melhoria da qualidade de vida de Parnamirim/RN.

Valores: horizontalidade, diversidade, democracia, igualdade, transparência, integração, cooperação e comprometimento.


Membros Ativos:



Atualmente, 200 pessoas estão conectadas a Rede Social ATAP-RN de Parnamirim:




- KL BRASIL
- JORNAL REPÓRTER DO POVO
- LVK PROJETOS E ASSESSORIAS
-VK VEÍCULOS
- ASSOCIAÇÃO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E RÁDIO DE FUSÃO
-M&L CRÉDITOS CONSIGNADO
- RÁDIO JRP WEB
- URNES- UNIÃO DO RIO GRANDE DO NORTE DOS ESTUDANTES


Associação ATAP-RN de Parnamirim/RN:

Cel. 55 84-88011042
Cel. 55 84-99643633


leon-lopes2011@bol.com.br


-------------------------------------------------------------------------------------


JOVENS CONCLUEM CURSOS DE GARÇOM E BARMEN NO BAIRRO PRIMAVERA


Uma ação conjunta de Leon Lopes e dois amigos, o professor Ricardo Miranda e o pedagogo Anderson Cosmo, possibilitou a realização de cursos para jovens no bairro Primavera, em Parnamirim. A iniciativa partiu de uma pesquisa realizada por Leon Lopes, que constatou a carência de cursos para jovens interessados em entrar no mercado de trabalho. A partir daí, Leon Lopes iniciou uma mobilização para promover os cursos de garçom e barmen. O projeto foi desenvolvido com recursos próprios e  sem nenhuma ajuda financeira do poder público. Para desenvolver os cursos, Leon Lopes e seus amigos bateram em várias portas  do  poder público e entidades privadas, mas receberam várias respostas negativas. A falta de apoio foi mais uma prova do descompromisso de muitos com as ações sociais tão importantes e esperadas pelo povo de Parnamirim. 

 Apesar de ter buscado apoio em várias entidades de caráter público e privado, os organizadores não conseguiram ajuda financeira, apenas  o  local  para realização dos cursos, cedido pela Pastoral da Criança do bairro. O próprio Leon Lopes  doou o material  para a realização do projeto. Os cursos foram realizados no bairro Primavera, no mês de dezembro 2012, aos sábados, com duração de 40 horas, tendo como  instrutores Leon Lopes, professor Ricardo Miranda e o pedagogo Anderson Cosmo. Após o encerramento, uma solenidade marcou a entrega dos certificados junto com a última aula prática promovida no Restaurante Gosto e Sabor.  Na ocasião, os alunos puderam observar o trabalho dos funcionários do estabelecimento desde a recepção, atendimento até a finalização dos serviços. Lideranças do bairro e concluintes comemoraram o sucesso dos cursos.
 Depoimentos dos moradores e participantes dos cursos:
"Eu gostaria que os nossos representantes no poder público tivessem real interesse em projetos como esse de Leon Lopes, que nos incentiva e ajuda a obter conhecimento e buscar uma oportunidade no mercado de trabalho. Eu sei que quando queremos tudo dá certo!" - Maria da Silva, dona de casa e moradora

"Todos os jovens querem participar de cursos para aprender e conseguir um emprego. Gostei muito do curso de garçom e barmen e agradeço aos instrutores do curso".  - André Ferreira

" Já tinha trabalhado em um restaurante como garçonete, mas não tinha o curso. Eu participei desse promovido por Leon Lopes  e gostei muito e tenho certeza que vou trabalhar em breve." -  Renata Santos

Fotos das aulas práticas

 
Prof. Ricardo Miranda  promove encerramento dos cursos de garçom e barmen, no dia 5 de janeiro de 2012,  no Restaurante Gosto e Sabor, em Parnamirim. 


Informações para realização de Projetos Sociais ligar!


Tel.(84) 9964.3633/8801.1042 - Leon Lopes


lvkprojetosassessoriapoltica.blogspot.com.b


 sites.google.com/site/associacaoataprn


 atap-rn.blogspot.com.br




Da Redação 


-----------------------------------------------------------------




 A turma do curso de “Montagem e Manutenção de Computadores", que integra o PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, concluiu as atividades no Campus do IFRN em Parnamirim em outubro de 2012, mas a entrega dos certificados para os concluintes foi realizada no dia 05 de fevereiro de 2013.  Um dos participantes foi o administrador de empresas, jornalista, artista plástico e técnico de projetos sociais  Leon Lopes.  


Coordenador adjunto do Campus  Parnamirim, Jean Carlos da Silva,  fala da importância dos cursos 

Durante a solenidade, o coordenador adjunto do campus,  Jean Carlos da Silva Galdino, falou da importância dos cursos. As  turmas do Pronatec do IFRN iniciaram suas atividades no Campus Parnamirim. Os alunos foram selecionados pela prefeitura para participar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em outubro de 2011 pela presidente Dilma Rousseff,  com o objetivo principal de expandir, interiorizar e  democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para a população brasileira. O diretor geral do Campus Parnamirim, José de Ribamar Oliveira, agradeceu a toda equipe do IFRN e das secretarias de Educação e  Assistência Social do Município, em especial ao prefeito de Parnamirim, Maurício Marques do Santos, e aos coordenadores técnicos do Pronatec no IFRN.

 Leon Lopes esperando para receber seu certificado 

 Leon Lopes recebendo os cumprimentos do diretor geral e do coordenador do Campus do IFRN

Rochinha e Leon Lopes

 Coordenador do IFRN, Jean Carlos S. Galdino, e Leon Lopes

 Leon Lopes participa da turma do curso de “Montagem e Manutenção de Computadores", no IFRN, concluiu o curso em 2012 e recebeu o  certificado no dia 05 de fevereiro de 2013 



Os cursos de qualificação  que integram o programa no  âmbito do  Campus Parnamirim do IFRN são: agente de projetos sociais, arquivador, auxiliar administrativo, auxiliar de eletricista, inspetor escolar, instrutor e reparador de redes de computadores, montagem e manutenção de computadores, operador de computador, programador web e reparador de circuitos eletrônicos.

"Gostei muito do curso de Montagem e Manutenção de Computadores   no IFRN de Parnamirim e é sempre bom investir em novos conhecimentos.  Os cursos são de alto nível e muito importantes para fomentar profissionais mais preparados e mão de obra qualificada", comenta Leon Lopes.

Da Redação

--------------------------------------------------------------------------


PRONATEC forma primeiras turmas no IFRN em Parnamirim





Leon Lopes e a turma do curso de agente de projetos Sociais 

 As primeiras turmas do Pronatec do IFRN iniciaram suas atividades no Campus Parnamirim. Os alunos foram selecionados pela prefeitura para participar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em outubro de 2011 pela presidente Dilma Rousseff,  com o objetivo principal de expandir, interiorizar e  democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para a população brasileira. 

 Nos próximos quatro anos, o governo  federal pretende criar 8 milhões de vagas para acabar com o apagão de mão de obra qualificada que entrava o desenvolvimento econômico e social do país.

O diretor geral do Campus Parnamirim, José de Ribamar Oliveira, agradeceu a toda equipe do IFRN e das secretarias de Educação e  Assistência Social do Município, em especial ao prefeito de Parnamirim, Maurício Marques do Santos, e aos coordenadores técnicos do Pronatec no IFRN.



O administrador de empresas e gerente do Centro de Controle Social - SEMAS, Leon Lopes, participou da primeira turma do curso de “Agente de Projetos Sociais", no IFRN, e concluiu o curso em 2012.


Foram formadas nove turmas com 30 alunos cada, distribuídas nos turnos noturno e vespertino e em dois semestres (2012.1 e 2012.2). 

Os cursos de qualificação  que integram o programa no  âmbito do  Campus Parnamirim do IFRN são: agente de projetos sociais, arquivador, auxiliar administrativo, auxiliar de eletricista, inspetor escolar, instrutor e reparador de redes de computadores, montagem e manutenção de computadores, operador de computador, programador web e reparador de circuitos eletrônicos.
"Gostei muito do curso e é sempre bom investir em novos conhecimentos.  Os cursos são de alto nível e muito importantes para fomentar profissionais mais preparados e mão de obra qualificada", comenta Leon Lopes.


Por Viktor Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário